Um pouco sobre quem foi Charles James, suas principais obras e o fato de ele ser homenageado pelo departamento de moda do Metropolitan em 2014.
Como prometido, estou aqui hoje para falar um pouco sobre o estilista Charles James (1906 – 1978), que está sendo homenageado pelo Museu Metropolitan em Nova York . Assim como todo gênio, acho que posso dizer que Charles tinha um quê de loucura na sua vida com os amigos, com a família, com a própria criação e com as clientes. Dizem que ele fundou muitas lojas e todas faliram por má gestão. Dizem também que ele e a família chegaram a fugir dos credores porque não tinham com pagar! Entretanto, é impossível negar o fato de ele ter sido precursor de muitas inovações que ainda hoje inspiram a moda.
Charles James era bem perfeccionista e não se considerava ser um designer, mas sim um artista. Ele chegou ao ponto de ter a certeza que as criações dele eram dele e de ninguém mais. A cliente encomendava, ele fazia e a peça era dele e não dela. Já pensou a confusão que isso não deve ter dado na época?
O que eu acho mais interessante nisso tudo é que James usava da matemática e da ciências para criar peças revolucionárias e inovadoras que ainda hoje influenciam a moda que conhecemos. Pessoas que são muito conhecidas por nós como Yves Saint-Laurent, Christian Dior e Chanel foram estilistas que elogiaram e muito o trabalho de James. Li que o francês Christian Dior confessou que a inspiração para a silhueta do new look – que surgiu após os anos de guerra e racionamento de tecido, e fez as mulheres dos anos 50 serem mais femininas e glamurosas – veio de um comentário feito por Charles!
O cara foi um gênio da moda, ele trouxe o nosso conhecido tomara que caia, construiu estruturas incríveis, como o vestido trevo de quatro folhas e o borboleta, e ele se preocupava com detalhes. No vídeo a seguir é possível ver uma das obras de James que era repleta de drapeado e uma outra na qual ele conseguiu obter uma cor incrivelmente única por conta de sobreposições de cores inusitadas.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J53XD31dFnQ]Confesso que não conhecia o designer-artista, mas fiquei muito interessada na carreira dele e fico imaginando quão linda deve estar a exposição dele no museu. Estão expostas 75 peças feitas por ele e elas ficarão por lá até o dia 10 de Agosto de 2014. Se você tem uma viagem para Nova York, por favor, passe por lá e se encante com as criações de Charles James.
*Vale a pena dar uma lida/ sites que serviram como referência para o meu texto:
- IX Daily – A Designer the Met thinks you should know : site todo em inglês, mas traz muitas curiosidades sobre o artista.
- Chic – Cinco motivos para Charles James ganhar uma exposição no departamento de moda do Met
- FFW Fashion Forward – Baile do Met marca abertura de exposição sobre pioneiro da Alta-Costura nos EUA
- Vogue – Livro de História: Charles James
Wanessa Oliveira
Adorei saber sobre o Charles!
Não conhecia.
Bjokas http://diadebrilho.com
Larissa Rehem
Que bom Wanessa!
Achei legal pesquisar um pouco para saber o motivo da escolha do Met.
“)
Beijinhos.
Diise
Que bacana!
Adorei saber um pouquinho mais sobre isso!
Beijos
Larissa Rehem
xD
luvilela
Muito interessante, Lila, vou ver os links que indicou 🙂
Larissa Rehem
Espero que tenha gostado Lu!
Beijinhos…