Cosmético cruelty free, vegano ou orgânico? Entenda a diferença entre eles e confira uma lista com 3 marcas de beleza de cada segmento!
Oi meninas!! Hoje eu vim aqui atendendo a pedidos de vocês lá do insta! Quem me acompanha no @odiadalila (segue lá!) sabe que estive na Feira Beauty Fair esse ano novamente e fiz um resumão nos stories com as tendências de beleza que podemos esperar para os próximos meses. E adivinha quem apareceu?! Cosmético cruelty free, vegano e orgânicos.
Daí surgiu a dúvida: realmente tem diferença entre esses produtos?! Para me ajudar e ajudar a vocês a entenderem cada um deles, o Consultor e Pesquisador em Cosmetologia, Lucas Portilho, vai explicar essa diferença.
O que são cosméticos veganos?
Eles podem ser sintéticos e não é necessário ser completamente vegetal. O importante desta categoria é que os cosméticos NÃO contenham NADA derivado de animais e nem sejam testados neles.
Segundo Lucas Portilho:
“O veganismo é uma forma de não prejudicar os animais de forma alguma, por isso alguns ativos como a lanolina, que é a cera de lã, e a cera de abelha não são utilizados “
Segue algumas dicas de empresas que produzem cosméticos veganos:
- Reload Positive Beauty
- Lola Cosmétics
- Skala
O que é cosmético cruelty free?
O nome já diz tudo, né?! Neste caso a crueldade animal é algo que está totalmente banida! As marcas com selo cruelty-free não usam animais para testes de forma alguma.
“No Brasil, há muitos anos não se vê cosméticos testados em animais. Atualmente, os testes são feitos em seres humanos, como a irritabilidade primária, acumulada e também o teste de sensibilização cutânea, ou utilizados in vitro. Os humanos são voluntários que vão em laboratórios credenciados e lá eles fazem os patch tests, realizados com um adesivo e acompanhados por um dermatologista, onde a irritabilidade do produto é avaliada e a sensibilidade das pessoas em relação a ele também. Se esse cosmético for testado em 60 pessoas e não apresentar nenhum tipo de reação, o produto é considerado dermatologicamente apto para uso”, esclarece Lucas Portilho.
Legal a explicação do Lucas, né? Eu não sabia a quantidade de testes que eram necessários para que o produto fosse considerado dermatologicamente apto para o uso. Você sabia?
Segue lista com 3 marcas incríveis e cruelty-free:
- Yenzah
- Lush
- Sallve
O que são cosméticos orgânicos?
Por proporcionar um baixo impacto ambiental, os cosméticos orgânicos também são conhecidos por cosméticos sustentáveis.
Os ingredientes presentes nos cosméticos orgânicos não sofrem processos químicos e também não são considerados alergênicos. Por conta disso, eles são diferentes dos cosméticos naturais!
Segundo Lucas Portilho:
“Várias empresas acabam dizendo que um cosmético é orgânico sem ter uma certificação. Para um produto ser certificado como orgânico, 95% do total das matérias-primas têm que ser avaliadas como tal e os outros 5% têm que ser permitidos na substância orgânica, com algum órgão garantindo que ele cumpra de fato esses requisitos. No Brasil um grande número de cosméticos é lançado a todo momento e é natural que vários deles saiam com erros de composição e rotulagens exageradas defendendo a natureza, eco-friendly, mas não sendo de fato”.
Ou seja: precisamos ficar de olho! Ainda de acordo com o Lucas Portilho, os selos mais importantes são os da Cosmos, IBD e Ecoert, pois eles garantem que um cosmético seja realmente orgânico.
Para ajudar, segue lista com 3 marcas de cosméticos orgânicos para nós babarmos:
- Quintal dermocosméticos
- Bioart
- Surya Brasil
Vale lembrar aqui que o fato da empresa estar na categoria cruelty free não exclui ela da categoria orgânica, por exemplo. É preciso ficar atento aos selos certificadores e aos ingredientes que aparecem nas fórmulas.
E aí, o que achou desse post sobre as diferenças entre os cosméticos orgânicos, veganos e cruelty free?
Camila Tuan
Gataaaa amei a explicação!
Eu não sabia muito bem sobre vegano e orgânico.
O orgânico é bem específico né, acho que nunca usei nada do tipo.
Parabéns pela abordagem do assunto.
Beijos
Larissa Rehem
Oi Cah!!
Fico feliz por saber que tenha gostado da explicação.
Essas diferenças são sutis, mas se existem, vamos explicá-las, né?!
Beijos mil!