Contato

Sobre

Links

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos!

Newsletter

Meus escritos: manifestações no Brasil (por 0,20 centavos?)

Impossível não falar sobre as manifestações que estão ocorrendo em todo o país. Mas dessa vez eu não vou falar sobre o que é a manifestação, nem sobre a violência, nem sobre os baderneiros… Não! Quem quiser saber um pouco sobre o que eu penso, pode ler o que escrevi na FanPage do blog – falando nisso esqueci de mencionar lá sobre o suposto auxílio político que as manifestações recebem…enfim! #senãopodeajudarfazofavordenãoatrapalhar!

 

Gostaria de refletir sobre algo que todos estão gritando aos quatro cantos, mas antes de mais nada quero deixar bem claro que eu não defendo nenhum partido político, pode ter algum que tenha ideologia legal mas eu desconheço, e a ideologia partidária não significa/não mostra/não representa o caráter dos integrantes! Quero falar aqui sobre a tal corrupção, sobre o tal impeachment da presidente, sobre isso. Entende?

É fácil olhar para algo grande como a politicagem do nosso país e julgar dizendo que eles roubam, que eles são corruptos, que eles fazem pouco caso ao dinheiro dos impostos – aquele que todos pagam. Mas são poucos os que se lembram que eles só estão lá porque a maioria votou neles – mesmo que tenham escolhido aquele representante como uma forma de protesto.

Não é tão simples assim enxergar de fato que os governantes que elegemos estão lá para representar a nossa vontade, para representar o povo! Escrevendo isso lembro-me de aulas nas quais aprendi que quando uma pessoa de um determinado partido recebe muitos votos, ele tem direito de “levar com ele” outras pessoas do mesmo partido para ocupar cadeira…

“Isso acontece porque os votos são antes do partido ou da coligação que do candidato. No sistema de eleições proporcionais – para deputado estadual, federal e vereador – não basta que o candidato seja o mais votado. Ele precisa que a legenda atinja o coeficiente eleitoral, número que resulta da divisão dos votos válidos (dados ao candidato mais aqueles à legenda) pelo total de cadeiras na Câmara Municipal, Assembleia Legislativa Estadual ou que o Estado tem direito na Câmara Federal (70, por exemplo, no caso de São Paulo).” Trecho retirado da reportagem “Efeito Tiririca” da Abril.com 

Apesar de eu achar isso confuso demais e ao mesmo tempo errado (afinal de contas a gente elege por maioria de voto os que deveriam nos representar, não é assim que aprendemos? Porque cargas d’água na prática é diferente??), não é essa a questão do texto! O fato é: eles representam o povo! Eles são corruptos!

Partindo daí posso começar a analisar a questão de um ponto de vista diferente: o povo é corrupto? Muitos dizem que não, muitos afirmam que os políticos não nos representam e eu concordo! Acredito que é a partir dessa mentalidade que nós do povo podemos mudar e consequentemente eleger quem de fato nos represente!

Mas porque mudar?! Não foi você mesmo quem acabou de escrever que o povo não é corrupto? Pois é… mas o problema é que enquanto é fácil julgar os que estão na mídia, é bem difícil julgar a própria atitude de chegar atrasado, encontrar alguém na fila, ir lá conversar com a pessoa e ser cara de pau o suficiente para aceitar entrar na frente dela! Isso para mim significa furar fila! Isso para mim é um ato de corrupção! Mas afinal, o que é corrupção?

“A corrupção pode ser definida como utilização do poder ou autoridade para conseguir obter vantagens e fazer uso do dinheiro público para o seu próprio interesse, de um integrante da família ou amigo” Trecho retirado do site Mundo Educação

Difícil é perceber a própria atitude corrupta quando a pessoa chega atrasada no serviço e sai antes do expediente acabar; quando ela vê o errado acontecendo e não vai denunciar porque tem medo de ser punida; quando imprime documentos particulares na impressora do órgão público no qual trabalha; quando joga lixo na rua, aquele que entope o bueiro e causa alagamento; quando suborna o policial para não receber aquela multa; quando fala com o amigo que trabalha no DETRAN para ele liberar sua carteira que foi apreendida porque você estava dirigindo bêbado!

movimento-passe-livre3

Para baixar o arquivo, clique na imagem

Será que também não é a hora de prestarmos atenção nas nossas atitudes diárias para que nós mesmos não nos boicotemos? Para que nós mesmos “tomemos vergonha na cara” e paremos de querer nos dar bem às custas dos outros?

Lembro-me que nas aulas de sociologia algo muito falado era o tal “jeitinho brasileiro”, que ao meu ver é apenas uma artimanha, um jogo de cintura, que o brasileiro tem para burlar as regras, para descumprir as leis, para tirar vantagem! Não está na hora de acabar com isso?

Acredito que nós brasileiros precisamos melhorar as nossas atitudes também, precisamos parar de usar esse “jeitinho brasileiro” e nos tornarmos pessoas que seguem as leis, que conhecem seus direitos mas também os seus deveres. E também acredito que os representantes do nosso povo só irão mudar de fato quando o povo mudar também!

Não quero dizer com isso que os governantes do nosso país não precisam ser mudados, pois precisam sim serem trocados! Mas não só os do alto escalão; presidente, governador, vices, deputados, senadores; todos – ou a grande maioria – precisam cair fora da política do país.

É preciso uma grande reforma política para que os governantes do Brasil de fato representem o povo, representem o desejo do povo. Quero acreditar que com essas manifestações todas as mudanças requeridas vão começar a acontecer – na verdade já começaram, né? – e que nós não vamos nadar para morrer na praia!

Larissa Rehem

Não sabe sobre a manifestação? Que tal conferir o vídeo do PC Siqueira aqui. Ele está bem descontraído, interessante e tem um ponto de vista diferente do meu – no que diz respeito aos manifestantes, bagunça, baderna e em várias outras coisas. É sempre bom ver mais de um lado, né?!

Curso online para trabalhar como afiliado

Curso online para trabalhar como afiliado

ler artigo
O curso on-line de filtros pra stories acabou?

O curso on-line de filtros pra stories acabou?

ler artigo
Como realizar sonhos?

Como realizar sonhos?

ler artigo

Comente este post!

Deixe sua marquinha aqui!

  • Francini Cervantes

    Curti o texto Lila, é uma reflexão muito bem posta. Concordo.
    O país tem me dado orgulho com as manifestações (as pacíficas, claro, aliás a maioria dos manifestantes têm este intuito)
    Temos que saber votar e temos que ir as ruas, mostrar que, afinal, “todo poder emana do povo” Se ficar quietinho em casa as coisas não mudam

    responder
    • Larissa Rehem

      Obrigada Fran!!
      Realmente ficar parado não vai adiantar nada…

      responder
  • Gi Lizarda

    Gata, vc quase deu um nó na minha cabeça! Não sou jornalista, nem advogada, nem política, mas deu para entender o post e admirar o escrito. Acho que é super importante as blogueiras escreverem sobre esse tema (o mais comentado do ano), mas tenho lido cada absurdo idiota (e mal escrito!) que dá vontade de levantar e bater palmas para vc (mais uma vez!). Parabéns, xu.

    Beijocas.
    #VemPraRua
    #ogiganteacordou

    responder
  • Gi Lizarda

    Xuuuu, pode trazer as coisas tudo que o leite condensado eu garanto!
    Oba!

    #vaigordinha

    responder
  • TOMATECOMACUCAR

    Oi Lilinha, concordo com várias coisas ditas. Mas vocês, mais novos que eu, não passaram por coisas que passamos. Lutamos (não com quebradeiras) para que os mais jovens tivessem mais liberdade, salário, trabalho. Sabe o que é você olhar para uma grande parcela da população (pessoas da sua família) e ver que não têm o que comer em casa, ver seus filhos chorando de fome? Não ter perspectiva de melhoras? pois não tem educação (hoje todo mundo pode fazer uma faculdade). Saúde? Quantos anos de negligência não passamos? Gostaria de saber dessas pessoas que estão aí gritando: Vocês estão gritando por quê? Para quê? Com qual finalidade? Não acredito em pessoas que estão gritando, quebrando tudo, e ficam postando no instagram (com seus iPhones) as fotos do “protesto”. Não acredito que não tenha um verdadeiro complô para derrubar a nossa presidente. Creio que essas pessoas querem que a ditadura volte. Aí sim, quero vê-los ir para as ruas “protestar”. Reivindicar por melhorias, eu apoio, vou para as ruas, mas isso? Não é nem de longe um “protesto” digno. Beijocas

    responder
    • Larissa Rehem

      Entendo sua chateação Vê!
      Na minha opinião falta foco nessa manifestação, pois cada ser que ali está briga por algum motivo como: tarifas caras em transporte público que para se tornar um transporte de qualidade ruim precisa melhorar muito ainda, a corrupção, a quantidade de dinheiro investido nessa copa (li artigos que mostram que a copa no Brasil gastou mais dinheiro do que os dois últimos países que sediaram as últimas copas juntos!!), o descaso com a educação e com a saúde, a segurança precária que temos no país e tantas outras coisas!
      Não chego a dizer/pensar que há um complô para retirar a presidente, acredito sim que há uma vontade de levar aos cargos de representantes do povo pessoas que de fato sejam capazes de representar o que o povo quer (o que na minha opinião não é feito por grande maioria das pessoas que estão no poder, e não apenas pela presidente).
      Em relação ao pessoal que está nas ruas fazendo a manifestação eu acredito sim que eles querem melhorar o país, o grande problema são os grupos de vândalos, baderneiros e pessoas atoa que não tem mais o que fazer e querem tirar proveito da situação! A mídia dá um foco maior para isso, claro! É o que vende, é o que o pessoal quer ver de certa forma: ver que não vai dar certo, afinal de contas, porque daria?
      Sem contar nos brasileiros que nasceram aqui, vivem aqui e tem a cara de pau de dizer por aí que uma manifestação do Brasil nunca seria uma manifestação se ela não fosse “zuada”!
      Como disse no texto e volto a repetir aqui: chega do “jeitinho brasileiro”, já passou da hora de pararem de querer ganhar vantagem as custas de malefícios para a maioria…

      Desculpa pelo texto grande, mas na minha opinião essa manifestação é a ponta do iceberg e se o povo brasileiro não cair no esquecimento, acredito sim que podemos nos tornar cidadãos melhores!

      responder
  • Diise

    Muito bom, Lila!
    Seu post foi bem escrito e cheio de referências importantes. Uma jornalista de peso, você hein? =D Sempre é bom ver opiniões com base e com firmeza!

    Parabéns!

    responder