Cortina ou persiana?! Conheça os 3 pontos essenciais na hora de escolher a melhor opção de acordo com a necessidade do seu cantinho.
Decorar aquele cantinho especial é sempre um trabalho árduo! Temos tantas opções no mercado que nossos olhos ficam brilhando nas belezas, mas acaba se esquecendo de outros fatores importantes.
Precisamos ter em mente que mesmo com a variedade de materiais e serviços disponíveis, não podemos sair escolhendo a primeira opção que encontramos. É preciso considerar alguns pontos na hora de procurar a cortina ou a persiana pro nosso cantinho. Por isso, listei os 3 principais que farão toda diferença no seu ambiente:
1 – Estilo do seu ambiente
Sua casa tem um estilo mais tradicional e aconchegante? Ou será que o ar de modernidade e extravagância predomina no ambiente? Colocar uma persiana de alumínio no meio de uma decoração que envolve apenas os móveis herdados da sua avó, papel de parede com arabescos vintage e detalhes rústicos, fará qualquer pessoa que entrar no ambiente perceber uma desconexão total daquela cortina com o restante da decoração.
A partir desse exemplo, fica fácil perceber que o ideal é escolher cortinas ou persianas que casem com o estilo já existente no ambiente. Se a linha é mais rústica, e você deseja que o cantinho seja acolhedor, a dica é: cortinas tradicionais de tecido ou persianas de madeira.
Se o seu ambiente tem um ar sofisticado, por outro lado, a aposta certeira é: cortinas rolô, romana ou painel.
2 – Necessidade e funcionalidade
As cortinas e persianas, além de contribuírem para o enriquecimento da decoração de um ambiente, também apresentam funções que se adequam às nossas necessidades. Se está buscando diminuir a incidência de luz solar no seu ambiente, evitando que móveis sejam prejudicados e ainda tenha controle da iluminação, cortinas com tecidos translúcidos já resolvem esse problema. Mas ainda tem mais: você evita perder a vista total da sua janela!
Agora se o papo são quartos, a necessidade é outra! Quem não gosta de dormir no escurinho total? Cortinas ou persianas feitas em materiais blackout impedem a entrada de luz. Só que vale lembrar: se a sua escolha for a cortina rolô, vai precisar instalar as guias laterais. Elas são essenciais para garantir a vedação total e não permitir o vazamento de frestas de luz.
3 – O valor
Outro fator importante na hora de escolher cortina ou persiana, é considerar o custo x benefício do modelo. As persianas de PVC e alumínio costumam ter um valor mais acessível. Já as persianas de madeira e cortinas rolô, romana ou painel, têm um preço mais salgado. Só que assim, apesar do preço um pouco mais elevado, estas últimas opções apresentam mais benefícios: proporcionam conforto, funcionalidade e sofisticação.
Se você não sabe muito bem a diferença entre uma cortina tradicional e uma estruturada, nem conhece muitas opções de materiais para escolher sua persiana – de acordo com o estilo do seu ambiente –, vou deixar aqui como dica um post no blog da Solaris Persianas e Decoração sobre os tipos de cortinas. Ah, além desse, eles também já escreveram sobre os materiais e a função de cada um. Dê uma olhada e depois me conta qual modelo você escolheu para sua casa! “)
Hélen Bezerra
Adorei as opções de persiana, acho até que prefiro elas viu!
Durante muito tempo gostava de cortinas, mas já perdi o encanto!
Beijos
Larissa Rehem
Oi amiga!
Nossa, sério?!
Eu sou muito fã do caimento da cortina! xD
Mas não nego que a persiana tem sua beleza e é bem melhor pra mim, por conta da rinite alérgica.
Beijos mil!
Francini Sonsin Aguiar Cervantes
Eu curto mais persianas, mas por enquanto não está rolando grana suficiente por aqui e só consegui colocar cortinas mesmo rs
Amei o post, muito escarecedor <3
Larissa Rehem
Oi Fran!!
Eu me amarro em cortinas, daquelas bem cheias, com caimento de cinema e um blackout por trás pra deixar tudo escuro! Mas tu tem razão, elas são caras.
Mas persiana certamente é o mais recomendado para minha rinite alérgica “)
Beijos mil!