Contato

Sobre

Links

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos!

Newsletter

Bonecas: devaneios de uma mente inquieta

Um texto de minha autoria sobre a influencia da boneca Barbie na sociedade, de forma geral. Além de uma breve apresentação sobre as bonecas “Queens of África”.

Um dos meus grandes sonhos de criança era ter uma boneca Barbie, não por ela ser magra e loira, mas sim por ela ter várias roupas, carro, casa e etc. Na minha cabeça quando a gente comprava a boneca, todos os acessórios vinham junto e isso me permitiria ter possibilidades infinitas para brincar!

casa da barbie 1990 bonecas

Créditos: My Barbie Doll

Entretanto, na medida em que fui crescendo pude perceber que a boneca era desejada por muitos não como um brinquedo, mas sim por ser magra, loira, ter cintura assustadoramente fina, um busto interessante para alguém com aquela cintura e todas essas coisas. Daí, comecei a prestar atenção no fato de pessoas que queriam ser como a Barbie (já ouviu falar sobre a Barbie humana? Dá uma olhada nas fotos da Valéria Lukyanova), ou seja, as garotas que não se aceitavam como eram e fariam de um tudo para ser como a boneca. Confesso que sempre achei isso tudo muito estranho, mas nunca neguei que uma boa campanha de marketing e boas propagandas criam certos desejos nas pessoas.

E foi a partir daí que eu comecei a pensar em outra boneca que faça sucesso assim e não consegui encontrar nenhuma. Então, fui ao “santo google” fazer uma pesquisa sobre a Barbie, sobre ela influenciar tanto a vida de algumas pessoas e encontrei uma boneca belíssima!

bonecas queens of áfrica

Imagem retirada do Facebook das bonecas

Nomeada como “Queens of África”, a boneca foi criada na Nigéria e tem traços lindos da cultura africana. A princípio, são produzidos seis modelos das bonecas, que representam os três maiores grupos étnicos da Nigéria. Elas são negras e cada boneca tem um tom de pele, possuem diferentes penteados, roupas lindas, acessórios para o cabelo — como o turbante — e eu adorei conhecer!

boneca queens of áfrica

Imagem retirada do Facebook das bonecas

De acordo com o criador, Taofick Okoya, a ideia surgiu quando ele saiu para comprar um brinquedo de aniversário para a sobrinha e percebeu apenas a existência de bonecas brancas nas lojas. Além disso, de acordo com a reportagem que li no G1, a boneca deve chegar no Brasil em breve!

Fico pensando nas bonecas “Queens of África” sendo referência, assim como a Barbie. Não só no mundo das crianças, com os brinquedos, mas também no mundo dos adultos, com as seleções feitas para colecionador ou com as linhas de roupas e etc.

Isso me faz lembrar do recém lançado instagram da Barbie. Eu já sigo e curto demais o senso fashion que toda a equipe por traz da boneca possui. No insta, as fotos são bem montadas e tem uma pegada de streetstyle que muito me agrada. Com certeza se a “Queens of África” criasse um perfil na rede social, eu estaria entre os seguidores!

Curso online para trabalhar como afiliado

Curso online para trabalhar como afiliado

ler artigo
O curso on-line de filtros pra stories acabou?

O curso on-line de filtros pra stories acabou?

ler artigo
Como realizar sonhos?

Como realizar sonhos?

ler artigo

Comente este post!

Deixe sua marquinha aqui!

  • Francini Cervantes

    Eu amava a Barbie, era o único brinquedo “de menina” que eu gostava rs. Achei lindas demaaaais essas “Queens of África”, e super bacana que cada uma represente uma tribo da Nigéria, além de lindas, ensinam as crianças sobre histórias do mundo e sobre a diversidade.

    ;*

    responder
    • Larissa Rehem

      Também adorei a ideia das “Queens of África”, além de serem bonecas que com certeza vão se tornar desejo de muitas crianças, ainda tem todo esse valor por trás.
      xD

      responder
  • Jackeline Monteiro

    Oi, sempre quis ter Barbie pelo mesmo motivo que você, trocar roupas kkk.
    Bjs
    comqueroupavouparaigreja.blogspot.com.br

    responder
    • Larissa Rehem

      hahahahahahahahahaha

      Essas crianças de antigamente eram engraçadas!!

      Beijinhos Jacke.

      responder
  • Lurian Leles

    Geeente, a Barbie tem um instagram e eu não sabia? Vou correndo curtir! Hahaha

    responder
  • Camila

    Essa boneca africana é realmente genial. Achei muito legal a iniciativa do criador dela. Apesar de ser fã da Barbie, entendo que ela imprime valores estéticos praticamente inatingíveis e uma boneca mais humana pode ser mais positiva para a auto estima das pequenas. Adorei seu blog, parabéns!

    responder
    • Larissa Rehem

      Obrigada pelo comentário, Camila.
      Fico muito feliz em saber que gostou do O dia da Lila.
      Espero que volte mais vezes!
      xD

      Beijinhos.

      responder
  • Gi Lizarda

    Realmente… essas bonecas africanas são muito bonitas. Espero que a ideia se espalhe pelo mundo e chegue ao Brasil, onde a miscigenação é forte, mas não temos muitas opções de bonecas de raças etnias variadas.

    Sabe que eu tb achava que a Barbie viria com todos os acessórios (carro, avião, casa, salão e etc)? Nunca tive nenhuma Barbie de verdade, só as falsificadas. Ô tristeza!!! rs

    Xeru!

    responder
    • Larissa Rehem

      Incríveis, né?
      Estou pensando em comprar uma quando ela chegar por aqui!
      kkkkkkkkkkkkkkkkk
      Eu também nunca tive uma Barbie de verdade, só aquelas das lojinhas de R$1,99.
      kkkkkkkkkkkkkk

      responder