Contato

Sobre

Links

Inscreva-se e receba conteúdos exclusivos!

Newsletter

A moda no Brasil e o impacto do Coronavírus

Tem uma haste com vários cabides pendurados, em cada cabide tem uma peça de roupa e acima de tudo tem a pergunta: Como o coronavírus está impactando a moda no Brasil?

Se você me acompanha no Instagram (@odiadalila, segue lá!), sabe da live que fiz com a Ana na semana passada, dia 22 de abril. Um dos temas abordados foi a moda (como vestimenta) e os impactos do coronavírus nesse setor.

Por mais que seja possível comprar inúmeras peças de roupas, acessórios, calçados e bolsas pela internet, é inegável o fato de que toda a cadeia que envolve a moda no Brasil está sendo afetada.

Nesse post não vou entrar em searas como importação de produtos e/ou matérias primas, até porque não tenho cacife pra isso. Mas para você ter uma noção de como o setor está mudando, a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) divulgou uma carta aberta sobre mudanças que acontecerão em 2020.

Como o coronavírus atingiu a moda no Brasil?

Para que você entenda a cadeia da moda e não se perca, vou dar uma explicação bem simplista e minimalista, mas que vai servir como exemplo! Vamos lá:

  • a costureira recebe um pedido baseada nas tendências da coleção 1
  • ela confecciona a coleção 1, que estará disponível para escolha dos lojistas vários meses antes de essa coleção ir para a loja
  • depois de ver as opções, o lojista faz o pedido
  • a costureira confecciona as peças em quantidade
  • e tudo entra no estoque da loja para começar a venda (que começa enquanto a próxima coleção já está sendo confeccionada e a anterior já foi liquidada).

Ou seja, estamos em um mês no qual as liquidações deveriam estar a todo vapor para que a coleção de Inverno chegasse às lojas e começasse a ser vendida.

Porém, a coleção que deveria estar sendo liquidada nem foi recebida por algumas empresas, além do que não existe coleção de inverno nas lojas para que sejam vendidas.

Impacto no calendário de moda

Por isso que a Abest liberou uma mudança no calendário de moda brasileiro, tanto atacado quanto varejo. Não sei ao certo ainda quais mudanças são definitivas e quais são provisórias, mas o calendário de varejo (que nos interessa como consumidoras finais) pra 2020 está assim:

  • liquidação de inverno acontecerá em agosto de 2020
  • enquanto que a liquidação de verão, em fevereiro de 2021

Mas, o que mais me interessa, é o fato de que esse vírus veio para reforçar a necessidade de repensar a moda.

Repensar a moda?

Sim. Repensar! Esse exercício é necessário porque não é possível que as lojas precisem ser reabastecidas toda semana ou a cada quinze dias para terem sempre novidades e “girar a economia” ao promover desejos de consumo.

O Slow Fashion está mega em alta por conta disso e sim, fico feliz pelo fato. Porém, confesso, que me preocupo porque a moda slow é infinitamente mais cara do que a já conhecida fast fashion.

Entretanto, precisamos reconhecer que a roupa, o acessório, o calçado e a bolsa não são descartáveis! A peça que você compra não estará inutilizável daqui 15 dias pra você ter que comprar outra.

Eu espero que essa atitude da Abest auxilie na recuperação da cadeia brasileira e que nós tenhamos mais consciência antes de ir às compras.

Veja também: Cobertura dos desfiles da #SPFW

Comente este post!

Deixe sua marquinha aqui!

  • Dia de Brilho

    Vi vc compartilhando no instagram e vim correndo ler! Os impactos tão sendo assustadores e estas informações eu não sabia.
    bjs http://www.diadebrilho.com

    responder
    • Larissa Rehem

      Oi Wan!

      Ah que honra!
      Sim, os impactos estão sendo gigantes, rápidos, assustadores e meio que paralisadores.
      Mas a gente precisa reagir e se reinventar.

      Beijos!

      responder
  • Carol Daixum

    Lila, não sabia dessas informações. Mudanças sempre assustam, mas acho que se a gente olhar pelo lado bom das coisas, elas podem mudar de forma positiva. Acho que mais do que nunca, a gente está tendo noção que nossas roupas não são descartáveis e que precisamos consumir de forma bem mais consciente. E eu me encaixo totalmente! =)

    Beijos, Carol
    http://www.pequenajornalista.com

    responder
    • Larissa Rehem

      Oi Carol!

      Realmente é bem nessa pegada mesmo!
      Esse mês tem saído alguns estudos sobre os impactos da crise da moda no mundo e previsões de como esse mercado vai funcionar pós pandemia.
      Vamos ver, né?!

      Beijos mil!

      responder
  • Fernanda

    Oi, Lila. Nossa, eu nunca tinha parado para pensar sobre isso, mas a verdade é que todos os setores acabaram sendo bem atingidos por conta desse vírus, né? Vamos torcer para as coisas voltarem à sua normalidade nos próximos meses… Beijo, beijo! <3

    responder
    • Larissa Rehem

      Oi Fernanda!

      Pois é! Com certeza sim. Todos os setores precisam se adaptar e se reinventar de alguma forma para conseguir sobreviver e passar por esse período da melhor maneira possível.
      Admiro demais as pessoas que, assim como você, acreditam numa volta a normalidade que vivíamos.
      Mas confesso que acho que o normal pós pandêmico será algo bem diferente do que vivíamos antes desse vírus maluco…

      Beijos mil!

      Q

      responder