Aprenda a cuidar bem da sua pele durante os dias mais frios do ano. Durante o inverno, é comum nossa pele ficar mais ressecada, mas essas TOP 3 DICAS farão com que você não sofra nesse período!
Sua rotina conta com um banho quente? A minha conta! E quando tá mais frio… eita lasqueira! Aí é que eu quero mesmo um banho quentinho e relaxante. Porém, essa é uma época na qual a gente precisa redobrar os cuidados com nossa pele e um dos alertas é justamente a temperatura da água no banho.
Veja também: Checklist de cuidado capilar | Outono/Inverno
Com o frio o clima fica mais seco e a umidade mais baixa. É por isso que nós precisamos minimizar as chances de nossa pele ficar ainda mais ressecada, sem seu brilho natural e sem estar saudável. Por isso, preparei esse post com as TOP 2 dicas da dermatologista Camila Moulin, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Como a pele fica durante o inverno?
De acordo com a profissional, a nossa pele, de modo geral, costuma ficar seca, com aspecto escamoso, sem proteínas e mais esbranquiçada. Então, se liga nas partes que precisamos prestar mais atenção:
- Áreas de alerta: cabelo, rosto, cotovelo, joelhos e tornozelos.
Falando nisso, aproveita para conferir aqui no blog algumas dicas para cuidar bem das áreas que costumam ficar mais ressecadas, como cotovelos, joelhos e pés.
Cuidando da pele nos dias frios
- Mantenha-se hidratada! Nosso corpo todo precisa estar hidratado e essa hidratação começa de dentro pra fora, e não o contrário. Por isso é muito importante beber água, pois ela vai ajudar a vencer a agressão causada pelo frio do ambiente.
- Se liga no seu banho! A durabilidade do banho e a temperatura da água são fatores importantes na hora de manter a pele hidratada. De acordo com a Camila, “Banhos quentes podem inflamar a pele, causando vermelhidão, coceira e até mesmo descamação – semelhante a uma queimadura solar – e podem levar a um desequilíbrio da umidade da pele, roubando óleos naturais, gorduras e proteínas que mantêm a pele saudável. A pele seca pode aumentar suas chances de infecção e de fato pode induzir a uma produção excessiva de óleos em um esforço para compensar a falta de umidade. Outro ponto é: passar menos tempo no banho não apenas beneficia sua pele, mas também diminui a quantidade de água desperdiçada. Saia do banho antes que sua pele pareça enrugada como uma ameixa.
- No pós-banho, a dermatologista recomenda o uso de hidratantes corporais. “Após o banho, aplique uma loção, creme ou óleo sem perfume na pele ainda úmida. Isso ajudará a manter a umidade. Para a maioria das pessoas, um hidratante leve à base de água é adequado. Produtos que têm no rótulo ‘não comedogênicos’ não entopem seus poros; enquanto ingredientes como aloe vera, aveia e camomila oferecem propriedades calmantes.”, afirma a Dra. Camila Moulin.
Confesso que apesar de ser a louca do hidratante corporal, essa é uma época do ano na qual eu prefiro usar óleos durante o banho mesmo, pois assim eu não passo frio enquanto aplico o hidratante na pele!
Além disso, como disse no começo do texto, sou a mestre dos banhos quentes! Mas me conta uma coisa: como é que você faz para cuidar da pele durante o inverno?
Beijos mil e até mais!
Deixe sua marquinha aqui!