Você busca unhas perfeitas e naturais?! Confira os 8 passos indispensáveis para que sua unha fique forte, cresça e esteja sempre impecável, ou seja: 8 passos para unhas perfeitas!
Como você cuida das suas unhas? Por aqui, essa é uma tarefa diária para conquistar unhas perfeitas! Tá bem longe de ser algo que eu faça apenas quando estou na manicure, até mesmo porque eu raramente vou à manicure esmaltar as bonitas! Cuido delas em casa mesmo.
Lembro-me que logo ao criar o blog, lá em 2010, eu parei de tirar a cutícula e adoro! Esse hábito faz com que as unhas permaneçam protegidas de fungos, bactérias e afins, já que a camada que a protege não é removida e, desde que as cutículas estejam hidratadas, a esmaltação fica belíssima!
Então, se quer saber como cuidar das unhas para que elas permaneçam saudáveis, fortes e bonitas, se liga nos 8 passos que separei!
1- Hidratação sempre
Não basta uma cor bonita, suas unhas precisam estar lindas por baixo dela! Para isso, se faz necessário manter unhas e cutículas (no caso de quem, assim como eu, não as remove) bem hidratadas! Com essa finalidade, uso dois produtinhos: a cera nutritiva para unhas e cutículas da Granado e também algum creme para mãos, por puro costume, mesmo! Uso os dois diariamente, cerca de 3x ao dia.
Mas a gente precisa lembrar que não temos unhas apenas nas mãos. Nos pés eu também não sou muito de remover cutícula e mantenho tudo sempre hidratado! O que tenho usado diariamente com a finalidade de hidratar o pé e mantê-lo cheirosinho também é da Granado: o desodorante lá da linha pink. Você tem interesse num post específico com produtos que uso nos pés?
Veja também: Cuidando dos pés | Inverno
2- Pausa necessária
Outro hábito que adquiri ao longo dos anos é passar pelo menos 24h com as unhas naturais, sem base, sem nada! Só passando os creminhos mesmo! Lembrando que é preciso fazer isso nas unhas dos pés também, ok?
3-Escolha bem a base
Na hora de esmaltar, estou há meses usando duas bases: base fortalecedora e nutritiva, ambas da Colorama.
Elas são as tecnologias que entram diretamente em contato com minhas unhas. Gosto de variar, pois percebi que minhas unhas têm ficado fortes com essa combinação: uso uma semana a base 1 e na outra semana, a base 2.
A dica dessas bonitas foi passada por vocês, durante uma das lives que acontece às terças-feiras no Instagram (@odiadalia)!
4-Dicas para a aplicação
Aqui vem o segredo de uma boa aplicação: uma camada fina da base, seguida por duas demãos do esmalte escolhido. Para finalizar, um bom topcoat brilhoso, ou fosco, à gosto da freguesa!
Para cada camada, a aplicação deverá ser realizada passando no máximo quatro vezes o pincel com esmalte sobre a unha, seguindo o passo a passo abaixo:
- Retire o excesso de produto do pincel e o posicione no centro da unha, próximo a cutícula.
- Deslize levemente o pincel até a borda da unha.
- Posicione o pincel na lateral direita da unha próximo a cutícula.
- Deslize levemente o pincel até a borda da unha.
- Posicione o pincel na lateral esquerda da unha próximo a cutícula.
- Deslize levemente o pincel até a borda da unha.
- Caso seja necessário, finalize a aplicação com mais uma pincelada.
5-Se liga na cobertura!
Como falei no tópico anterior, o topcoat é uma importante etapa da esmaltação, pois eles criam uma película que protege a cor do esmalte. Hoje em dia, ele pode dar brilho à manicure, mas também pode deixa-la fosca. No momento, meus topcoats tem sido esses:
6-Evite borrões, não esteja com pressa!
Esmaltar as unhas é uma tarefa que demanda tempo! Se está começando a fazer suas próprias unhas, pode demorar cerca de uma hora, mas se já tem prática, será mais rápida. Mesmo se costuma fazer as unhas na manicure, vá com tempo!
Após a esmaltada, adoro usar um spray que protege a manicure de batidas, pequenos arranhões, poeira… Mas é claro que fico parada e evito usar os dedinhos, por pelo menos uns 15min.
7-Esqueça a acetona!
Ao longo dos anos eu percebi que a acetona dá uma bela detonada nas unhas! Ela resseca e deixa quebradiça. A opção aqui é usar removedor. Comprei o da Granado e estou apaixonada, sim amo a marca!
Porém, apesar de evitar usar a acetona, cometi um deslize na minha última ida à perfumaria e vim com um potão de acetona disfarçada de removedor de esmaltes! Eu só li o “óleo de argan” e pensei: ueba, esse removedor deve ser mara. Ele é muito bom mesmo, mas ainda assim, não recomendo que use. Dê preferência para os removedores sem acetona na composição.
8-Use luvas, se conseguir!
A limpeza da casa destrói a manicure! É água, sabão, cândida, produtos de limpeza pesado, atrito… era uma vez o esmalte. Vivo com eles descascados!
Mas tem solução: use luvas! Já comprei aqui pra casa e já cansei de tentar me habituar ao uso dessas benditas, mas não dou conta. Parece que eu não tenho firmeza para pegar os objetos, limpar direito os cantinhos, esfregar descentemente uma louça.
Por isso, esse último passo conta também com um pedido de socorro: se usa luva, me diz qual usa e como fez pra se habituar?
Pronto! 8 passos para unhas perfeitas, a seu dispor 😆
Hidratação, pausa, base boa, aplicação descente, topcoat, spray ou óleo secante, nada de acetona e luvas na hora da limpeza!
O post contém links que podem gerar comissão para a blogueira.
Dani Fontes
Arrasou, Lila! Vou testar essa de parar de tirar a cutícula!
Larissa Rehem
Oi Dani!
Ah eu super sou fã de largar esse alicate pra lá
hahahahah
Beijos mil!
Marcelli
Acho que são grandes dicas, uso bastante base e fortalecedores, ajudam muuuito!
Larissa Rehem
Oi Marcelli!
Obrigada “)
Base eu sempre uso também e procuro por bases que são fortalecedoras, mas um produto específico pra fortalecer a unha, acho que não uso…
Vou procurar mais a respeito.
Obrigada pela dica!
Beijos mil!