O dia da Lila » Blog Archive Extraordinário | Resenha do livro - O dia da Lila
01
jun
2015
Extraordinário | Resenha do livro

Já leu Extraordinário? Caso não tenha lido, veja a resenha que fiz sobre o livro e saiba porque essa é a obra que vai para sua lista de desejos agora mesmo!

Os livros costumam prender minha atenção por diversos motivos, mas Extraordinário foi um livro que não soltei por meses. Li e li novamente e mais uma vez (sem vírgulas porque eu li uma vez seguida da outra, sem pausas) até achar que já tinha lido vezes o suficiente para conseguir pensar nas palavras escritas naquela ficção que muito me fez refletir sobre a realidade.

Extraordinário

O livro é narrado em primeira pessoa e boa parte dele é contado pelo personagem principal, August. Mas em alguns trechos os amigos e os familiares dele também contam como é fazer parte de um ciclo em que uma única pessoa sempre é o centro das atenções.

Deixa eu me explicar melhor: August nasceu com uma deformidade facial e apesar de ter passado boa parte da infância no hospital (por conta das diversas cirurgias que ele fez) o rosto dele ainda é daqueles que chama a atenção de qualquer outra pessoa na rua. Além disso, por ser uma criança especial, os pais dão mais atenção, são mais cuidadosos e fazem de tudo para que ele sinta-se bem.

Porém, por conta disso, a irmã dele, Via, até mesmo por ser mais velha, acabou amadurecendo muito rápido porque os pais sempre priorizavam o outro filho – digamos assim. E os amigos do August (que ele fez quando entrou para a escola) também sofriam diversos tipos de preconceito pelo simples fato de andar com ele.

E de uma certa maneira isso foi o que mais me chamou atenção e me fez pensar em como muitas vezes nós somos maldosos sem nem mesmo perceber. As maldades que as crianças fazem umas com as outras, que hoje é conhecida como bullying, não entra em jogo aqui, ok?

É maravilhoso como o August conta a experiência dele, como a Via fala com o leitor tudo no ponto de vista dela, como os amigos dele são incríveis e como os pais dele fazem de tudo para que o filho tenha uma vida o mais normal possível!

Escrito por R.J. Palacio e traduzido pela editora Intrínseca, Extraordinário apresenta 320 páginas de coragem, união e muita superação! Definitivamente é um livro que vai agradar desde os mais novos até os mais velhos e todos irão aprender algo, nem que seja com os preceitos do Sr. Browne, um dos professores de August.

Falando nos preceitos, finalizo a resenha com o que eu mais gostei, porque se eu desembestar a digitar, vou acabar contando todo o livro e vou acabar tirando a graça que você vai encontrar ao ler Extraordinário!

Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. – Sr. Browne.


12

12 Comentários para “Extraordinário | Resenha do livro”

  1. Amei esse livro ^^ quando eu li, fiz resenha também: http://espeloteadaepatricinha.blogspot.com.br/2014/11/extraordinario-r-j-palacio.html

    Responder
  2. Lila, eu AMOOOOOO esse livro! Acho a coisa mais linda, um dos meus favoritos no mundo!!! <3 <3 <3 Beijos

    http://www.chezb.com.br

    Responder
  3. Eu comprei esse livro e ainda não li, preciiiiiiiiso ler hahaha Todos falam super bem e parece realmente um livro forte, emocionante e lindo! Quero o 365 extraordinários também *—* Amei a resenha! Beijokas!

    Responder
  4. Oie! Confesso que TODA santa vez que entro numa livraria, pego esse livro na mão. Eu acho fofo, a capa me encanta, e a sinopse também.
    Sempre acabo levando outro, e morrendo de curiosidade. Adoro ler resenhas, e saber da opinião das pessoas, vou procurá-lo, fiquei mega interessada!

    Beijos, Maíra.
    http://casaparadois.com.br/

    Responder
  5. Acredita que eu ainda nao li esse livro! Sempre leio maravilhas a respeito dele, como a sua resenha, mas ainda nao comprei! Vou colocar na minha listinha.
    Beijos

    Responder
  6. Eu amo esse livro!! Meu favorito ever ?

    Responder

Escreva um Comentário