O dia da Lila » Blog Archive Charles James: além da moda - O dia da Lila
08
maio
2014
Charles James: além da moda
Categorias: Meninice, Moda e estilo

Um pouco sobre quem foi Charles James, suas principais obras e o fato de ele ser homenageado pelo departamento de moda do Metropolitan em 2014.

Como prometido, estou aqui hoje para falar um pouco sobre o estilista Charles James (1906 – 1978), que está sendo homenageado pelo Museu Metropolitan em Nova York . Assim como todo gênio, acho que posso dizer que Charles tinha um quê de loucura na sua vida com os amigos, com a família, com a própria criação e com as clientes. Dizem que ele fundou muitas lojas e todas faliram por má gestão. Dizem também que ele e a família chegaram a fugir dos credores porque não tinham com pagar! Entretanto, é impossível negar o fato de ele ter sido precursor de muitas inovações que ainda hoje inspiram a moda.

Imagem do site do Met Museum

Charles James era bem perfeccionista e não se considerava ser um designer, mas sim um artista. Ele chegou ao ponto de ter a certeza que as criações dele eram dele e de ninguém mais. A cliente encomendava, ele fazia e a peça era dele e não dela. Já pensou a confusão que isso não deve ter dado na época?

O que eu acho mais interessante nisso tudo é que James usava da matemática e da ciências para criar peças revolucionárias e inovadoras que ainda hoje influenciam a moda que conhecemos. Pessoas que são muito conhecidas por nós como Yves Saint-Laurent, Christian Dior e Chanel foram estilistas que elogiaram e muito o trabalho de James. Li que o francês Christian Dior confessou que a inspiração para a silhueta do new look que surgiu após os anos de guerra e racionamento de tecido, e fez as mulheres dos anos 50 serem mais femininas e glamurosas – veio de um comentário feito por Charles!

Imagem do blog Democracia Fashion – New look de Dior.

O cara foi um gênio da moda, ele trouxe o nosso conhecido tomara que caia, construiu estruturas incríveis, como o vestido trevo de quatro folhas e o borboleta, e ele se preocupava com detalhes. No vídeo a seguir é possível ver uma das obras de James que era repleta de drapeado e uma outra na qual ele conseguiu obter uma cor incrivelmente única por conta de sobreposições de cores inusitadas.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=J53XD31dFnQ]

Confesso que não conhecia o designer-artista, mas fiquei muito interessada na carreira dele e fico imaginando quão linda deve estar a exposição dele no museu. Estão expostas 75 peças feitas por ele e elas ficarão por lá até o dia 10 de Agosto de 2014. Se você tem uma viagem para Nova York, por favor, passe por lá e se encante com as criações de Charles James.

*Vale a pena dar uma lida/ sites que serviram como referência para o meu texto:


6

6 Comentários para “Charles James: além da moda”

  1. Adorei saber sobre o Charles!
    Não conhecia.
    Bjokas http://diadebrilho.com

    Responder
  2. Que bacana!
    Adorei saber um pouquinho mais sobre isso!
    Beijos

    Responder
  3. Muito interessante, Lila, vou ver os links que indicou 🙂

    Responder

Escreva um Comentário