O dia da Lila » Blog Archive Mas afinal, o que é o Halloween? - O dia da Lila
31
out
2012
Mas afinal, o que é o Halloween?
Categorias: Cotidiano

E aí meninas, já se perguntaram o que de fato é Halloween?

Já ouvi por aí que é uma festa para celebrar o Dia das Bruxas, e também já ouvi (e ouço) que os cristãos não devem celebrar esse tipo de festa, pois nelas ocorrem rituais ocultista e blábláblá que sinceramente eu (que sou cristã) não acredito!

Mas há algum tempo fiquei me perguntado o que diaxo significa Halloween e porque cargas d’água ele é tão comemorado nos EUA (principalmente por conta da viagem feita… a decoração da cidade é de Halloween! Um barato!)

Resultado disso tudo, decidi fazer uma pesquisa (na internet) sobre o tema e trouxe o que eu encontrei para compartilhar com vocês! Já adianto que li muita coisa e descobri algo “chocante”! Completamente diferente de “celebrar o dia das bruxas”!

Imagem: Mundo 7

Bom, pelo que pesquisei, a palavra Halloween teve origem na Igreja Católica e é uma “contração” de All Hallow’s Eve, que seria o dia que precede a celebração do Dia de Todos os Santos (no caso, amanhã). A festa do Halloween, hiper popular nos países em que a língua inglesa é materna, era um festival que marcava o fim do verão (conhecido como Festival Samhain).

Mas como ele se tornou “o dia das bruxas”? O tal Festival de Samhain, além de marcar o fim do verão, significa o início de um novo ano para o povo que o comemorava (os celtas). Tal festa durava uns 7 dias e durante a celebração acreditava-se que as almas dos mortos retornavam as suas casas para reencontrar os parentes, se aquecer no fogo da lareira e se alimentar. Ou seja, deduziram que o Halloween tem relação com os mortos e com as bruxas, por isso a decoração é “horripilante” e com isso a data ficou conhecida como o Dia das Bruxas

Eu particularmente acho muito divertido sair na rua pedindo “doces ou travessuras”, já fiz isso uma vez com meus primos! E não vejo nada de mal nem de mais nisso, não acredito que se fantasiar e sair na rua seja um culto a qualquer coisa, para mim, isso não passa de uma brincadeira!

Já em relação a vigília que precede o Dia de Todos os Santos, isso para mim foi novidade, de fato não fazia nem ideia que isso existia (a vigília). E sinceramente, acho que uma vigília para preceder o Dia de Todos os Santos é super válida e interessante, afinal, para os católicos – não tenho certeza se é isso para outras religiões -,  os santos são modelos para nos espelharmos a fim de seguir Jesus mais de perto.

E vocês, o que acham do Halloween?

Beijão meninas, tenham uma excelente quarta-feira!


13
Tags:

13 Comentários para “Mas afinal, o que é o Halloween?”

  1. Adorei saber a história! Acho bobeira quem se preocupa com essas coisa!
    Beijos Lila

    Responder
  2. Oi Lilinha, sinceramente acho uma besteira comemorar Halloween (como Halloween), pois isso é uma cultura dos EUA e não lembro (minha infância) de comemorar isso por aqui. Os cursos de inglês começaram trazer isso para o Brasil e as pessoas caíram nessa. Agora pergunto: qual o dia que os americanos comemoram alguma coisa do Brasil? Eu mesma respondo: NENHUM. Isso que escrevi não é “inveja”, “desrespeito” nem tampouco “ciúme”, apenas uma observação mais crítica sobre o tema. Beijocas

    Responder
    • Com certeza essa é uma data comemorada nos EUA, mas acho que aqui no Brasil, as poucas crianças que participam vão muito mais para ganhar doce do que qualquer outra coisa…

      É como Cosme e Damião… as criancas estão atrás dos doces, poucas sabem o que significa a data…

      Mas acho bem difícil essa cultura do Halloween ser enraizada no Brasil..

      Beijinhos Vê!

      Responder
  3. Rayme Arenhart Datsch

    momento cultura! hahaha
    adorei!
    acabei de perceber que eu ACHAVA que sabia o que ela Halloween hahaha

    Responder
  4. Oi, xuxu!

    Bem, como conversamos por telefone, não gosto de Haloween. Acho uma festa bem feia, mas gosto não se discute.

    Beijinhos, gata!

    Responder
  5. Rachel Boucher

    Para mim, é só uma oportunidade que a gente tem de ir à festas à fantasia sem ser carnaval! Hehehehe!!! Vejo apenas o lado ‘divertido’ da coisa.

    (testando para ver se minha fotinho aparece agora)

    Responder
  6. Eu adoro Halloween! Principalmente por ser véspera do meu aniversário 🙂
    Acho a data bem divertida e, sinceramente, não sei pq essa implicância com a “cultura dos EUA”. Até pq, como você mesma colocou no texto, a origem do Halloween é celta.

    Responder
  7. Eu amo Halloween e tudo o que tem nele, as fantasias, as makes….
    Adorei seu blog, estou seguindo.

    Bjos

    Responder
  8. Legal a postagem amada, fiz uma bem parecida amo passado!
    Beijos

    Responder

Escreva um Comentário