O dia da Lila » Blog Archive Como organizar o meu tempo? - O dia da Lila
31
jul
2012
Como organizar o meu tempo?
Categorias: Cotidiano

Oi meninas!

O post de hoje é com algumas dicas para que consigamos organizar o nosso tempo agora que as férias estão acabando.

Para quem não sabe eu acabei de me formar em Jornalismo, mas vou fazer outra faculdade. Dessa vez é de Design Gráfico. E além disso eu também estudo para concurso público. Ou seja, o meu tempo é bem escasso, mas com dedicação, organização e disciplina, tudo se resolve!

Belinha has more than good looks Francisco Martins via Compfight

É claro que quando você faz o que gosta, as coisas são mais “tranquilas” por mais tensas que sejam, pois você está desenvolvendo habilidades que te interessam. Mas ainda assim, sempre acontece de tal ou tal matéria não te agradar, fato que não pode fazer com que desanime!

Vou listar abaixo algumas dicas, tanto para estudo, quanto para organização e motivação pessoal. Vale lembrar que todo o post é escrito com as minhas observações daquilo que deu certo comigo.

  1. Gosto de anotar tudo em uma agenda (seja ela eletrônica ou de papel) para saber o que preciso fazer todos os dias. A minha agenda de papel é cheia de anotações relacionadas ao que de fato ocorreu durante o dia, pois nela eu escrevo tudo o que alcancei naquele determinado dia. Já a agenda eletrônica é hiper colorida com todas as atribuições do dia que eu preciso fazer, e é nela que eu foco para conseguir realizar toda a programação diária.
  2. Durante as aulas é importante que não se disperse e faça anotações sobre tudo o que é dito pelo professor. Essa técnica funciona tanto no colégio/faculdade, pois geralmente o que cai em prova é o que o professor fala em sala, quanto para quem estuda para concursos, pois o professor sempre dá uma dica que não está anotada! Ah, as vezes não dá para copiar tudo o que o professor escreve antes dele começar a falar, e quando isso acontece, eu tiro foto do quadro negro. Assim eu termino a cópia em casa e não fico prejudicada.
  3. Encontrar um local para estudar é fundamental. Seja ele uma biblioteca ou a escrivaninha na sua casa. Sei que é muito difícil conseguir estudar em casa, pois temos a cama (minha maior inimiga na hora dos estudos), o telefone, as pessoas que moram com a gente. Mas quando temos determinação e força de vontade esses “probleminhas” acabam passando desapercebidos.
  4. É a última dica, mas não é menos importante! É essencial que você tire, ao menos uma vez por mês, um período para se divertir. Seja com os amigos, seja com a família, divirta-se! Saia da rotina e da vida corrida na qual todo o seu tempo é preenchido com obrigações.

Agora vou mostrar para vocês um print do meu horário de estudo semanal. Peço que não assustem, pois como eu disse, pela manhã estou na faculdade e no período da tarde eu estou no cursinho. E outra, quem estuda para concurso público precisa se dedicar mais, ter um período de estudo maior.

A minha agenda eletrônica é toda coloridinha, não deixo quase espaço em branco, pois preencho tudo! Mostro o horário que estou na faculdade, que estou no cursinho, que estou no banho, que estou almoçando. Tem tudo! É porque desta forma eu não me perco!!

Ainda tem espaço em branco no sábado e no domingo, mas é porque ainda não liberaram a grade horária desse fim de semana. Sim, eu tenho aula aos fins de semana também! Isso é porque estou pegando as matérias específicas de um determinado concurso, matérias essas que são ministradas nos finais de semana.

Ah, vale lembrar que se eu reservei 2h para estudar uma determinada matéria, e no fim destas horas eu não concluí o tópico que estou estudando, eu não paro o estudo e vou fazer outra coisa. Eu só vou para o próximo “compromisso” depois que termino o tópico de estudo.

E aí meninas, gostaram das dicas?

Quem também se planeja para conseguir encontrar tempo hábil para realizar todas as tarefas semanais?

Beijinhos e até amanhã!!


13
Tags: ,

13 Comentários para “Como organizar o meu tempo?”

  1. Dayanne

    É essa a solução mesmo!! Principalmente pra quem quer estudar pra concurso nas folgas do dia… Cada um acha o jeito mais prático para si, eu por exemplo coloco um moooonte de sticky notes no meu desktop me lembrando de tudo que tenho que fazer fora da rotina de estudos do tipo pagar inscrições, aniversários, compromissos, consultas, etc…

    Beeijo Flor =)

    Responder
  2. Rayme

    nossa, vc tem cara de ser tão menininha e já está formada em jornalismo? ;o
    tbm gosto bastante de organizar meus horários certinhos na minha agenda!
    depois que comecei a anotar tudo não vivo mais sem ela 🙁

    Responder
  3. Se organizar é a melhor coisa que fazemos! Preciso me organizar também entre TCC e começar a estudar para concurso, preciso dessa experiência. Adorei as dicas Lila, super uteis na nossa vida 😉

    Responder
  4. Achei genial esse post! Preciso me organizar assim.
    Também pretendo fazer outro curso quando terminar o meu. Faço Design Gráfico e termino no ano que vem, quero fazer um de Web Design.

    Vai fazer Design Gráfico aonde?

    Beijos, http://belezademarina.com

    Responder
  5. Se eu for fazer uma lista dessas, com todos os meus compromissos vai faltar papel no mundo rsrsrsrsrsrs. Aproveita que ainda não tem marido e filhos, pq depois deles a vida dá uma volta de 360º rsrsrsrsrsr, beijocas

    Responder
  6. Tudo tão organizado *-* Queria me organizar assim ;s

    Beijos ;*
    http://www.thalitamaia.com

    Responder
  7. Adooorei o post, está muito bom!!!!!!

    Beijãooo

    Responder
  8. Oi, maníaca da agenda!!! rs

    Amiga, tem mesmo que se organizar pq sua vida vai ser uma correria louca esse semestre.
    Só esqueceu de reservar um espacinho na sua agenda coloridérrima para mim, hein?

    Saudaaaade! Te love!

    Responder
  9. Nossa Lila vendo a sua luta, lembrei da minha época de estudante, ainda bem q já passei dessa fase hehe
    Mas ainda corro com outras coisas durante o dia…sempre tento fazer uma agenda como a sua, mas acabo bagunçando tudo.

    Responder
  10. Cristina

    Adorei a sua organização, mas não é tão simples como parece, pq nem todo mundo consegue anotar o que o professor fala. Mas godtei da dica de tirar foto do quadro negro. Vou tentar seguir as suas dicas. Obrigado Beijinhos…

    Responder
    • Cris, você podegravar a aula… Dessa forma vai poder ouvir novamente e anotar o que é importante!!
      xD
      Disponha Cris!
      Beijinhos…

      Responder

Escreva um Comentário