O dia da Lila » Blog Archive Receita de cupcake - O dia da Lila
08
jun
2012
Receita de cupcake
Categorias: Lila ensina, Receita

Já é a segunda receita feita! A massa é super fácil e o recheio/cobertura fica de acordo com a criatividade de quem estiver fazendo!

Vamos aprender?!

Ingredientes:

  • 4 ovos
  • 2 colheres de margarina
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras e meia de farinha de trigo
  • 1 xícara de leite
  • 1 colher de fermento em pó

Modo de fazer:

Separe as claras e bata-as em neve. Reserve-as. Na batedeira coloque as gemas e bata por um tempinho, depois acrescente o açúcar e bata mais. Acrescente os outros ingredientes, menos o fermento, e bata até obter uma textura homogênea. Por fim, acrescente o fermento e bata mais um pouco. Pronto! Massa feita!

Para colorir o bolinho, é necessário o uso de corante comestível, e aí você pode deixar o bolinho da cor que quiser! Das duas vezes que fiz, usei os corantes rosa, azul e verde. Como foram usadas rês cores, separei a massa em 3 vasilhas:

Para rechear e cobrir o bolinho, dessa última vez, decidi fazer beijinho e cobertura de chocolate. Para o beijinhos usei leite condensado, coco ralado e margarina. Para o chocolate foi usado chocolate meio amargo (derretido) e creme de leite.

Na foto abaixo tem a imagem dos cupcakes assados (alguns coloridos e outros com a massa normal) e eles depois de prontos!

A receita rende 25 cupcakes!

Gostaram?!


24

24 Comentários para “Receita de cupcake”

  1. Eu sempre faço cupcake arco-íris \o/
    Fica bonitinho e todo mundo gosta 🙂

    Responder
  2. Raíssa

    Pra ficar com as 3 cores vc colocou um pouco de cada massa pra assar? Beijinhos

    Responder
    • Exato Raíssa!
      “)

      Coloquei uma colher da massa rosa, uma da massa azul e uma da verde. Assim fica uma medida legal em cada forminha!
      “)

      Beijuuuuus!

      Responder
  3. Tomatecomacucar

    Oi Lilinha, assim não dá, assim não pode rsrsrsrrsrsr, beijocas e um ótimo fds!!!!!

    Responder
  4. Gostei não! =X Vc nem trouxe para mim!!!

    Faz o favor de marcar para um dia em que eu possa ir te visitar??? rsrs

    Beijos, amiga. Saudades!!!

    Ótimo fim de semana.

    Responder
  5. Amo cupcakes! sempre faço! adorei a receitinha!

    Responder
  6. Que delícia, deu vontade!

    Beijos,
    Carol Veronese
    http://retratoseretalhos.com.br

    Responder
  7. Menina achei legal, mas tenho a impressão que farei uma bagunça na cozinha quando eu for tentar rsrsrs Beijos!

    Responder
  8. Que delíciaaaa!

    Responder
  9. Taty Leal

    ola…adorei a receita…nunca fiz cupcake…e vou tentar pela 1ª vez (espero q dê certo!!..rsrs)…só gostaria de saber mais alguns detalhes…qnto, mais ou menos, coloco em cada forminha (tipo, um dedo??..rsrs), e qnto tempo de forno (?)…obrg 🙂

    Responder
    • Obrigada Taty! Boa sorte com sua primeira receita. Espero que goste e se apaixone por esse bolinho delicioso. Falando em paixão, se por um acaso se interessar, procure pelo site Cupcakeando. Lá tem receitas ótimas tanto dos bolinhos, quanto de cobertura e recheio. “)

      Quanto as suas dúvidas, vamos as respostas: costumo preencher mais ou menos a metade da forma com essa massa (mas dependendo da massa, pode preencher um terço da forminha porque se não derrama); já em relação ao forno a temperatura acaba variando de equipamento para equipamento. Por exemplo, aqui em casa a primeira fornada de cupcakes (quando o forno não está super-duper quente) costuma ficar 40 min, já a segunda fica entre 20 e 30 min. Na casa de uma amiga minha, a primeira fornada costuma ficar cerca de 30 min.
      Mas eu recomendo que comece olhar o bolinho no forno a partir dos 30 primeiros minutos para não deixar o dito cujo queimar.

      Espero ter ajudado.
      Sucesso com seus cupcakes!

      Responder
  10. sandra

    Nossa adorei suas receitas inclusive,a pasta de leite.Obrigada pela dica,beijos e boa sorte!!!!

    Responder
  11. Thayssa Vicente

    Oi,adorei a receita. Bom eu tenho uma duvida,os cupcakes depois de coloca-los na forminha,você coloca em uma forma própria para cupcake ou de empada? Ou coloca-os organizados na forma de bolo direto no forno? Grata

    Responder
    • Oi Thayssa!
      Geralmente eu coloco as forminhas de papel nas formas de cupcakes e coloco a massa depois. Mas já usei a mesma técnica nas forminhas de empada (só que elas são menores).
      Agora a ideia de colocar a massa direto na forminha de papel e depois colocá-la numa forma de bolo normal eu nunca fiz, mas acho que não dá muito certo porque a forminha de papel é muito frágil e pode deixar com que a massa vaze.

      Outra ideia é colocar a massa direto nas formas de silicone, já viu? Elas são bem legais porque a gente não usa a forminha de papel e os bolinhos ficam super fofos!
      xD

      Espero ter ajudado. Beijos!

      Responder
      • Ei Larissa, estou estudando muito antes de começar a fazer as receitinhas, mas vou começar com a sua, adorei a explicação!!!
        eu vi um vídeo uma mulher mostrou q não precisa de forminha para cupcakes, pode colocar a massa dentro da forminha de papel, desde que tenha a saia, aquela durinha pra firmar a forminha de papel. Achei muito legal, mas a saia é cara né, isso é bom fazer quando já está encomendado… aí ajuda tb né?!!!
        Bjs

        Responder
        • Oi Giselle!
          Espero que a receita tenha te agradado. “)

          Quando eu faço cupcakes, coloco a forma de papel dentro da forma de cupcake e coloco a massa dentro da forma de papel. Dessa maneira a massa não espalha a ponto de transbordar da forma de papel, nem fica deformada. Fica com o formato do cupcake certinho. Mas se você preferir, pode usar essa técnica em formas de empada, por exemplo. Dá certo, só que o cupcake fica menor.

          Boa sorte na cozinha!
          Beijos…

          Responder
  12. Eliane Abramson

    Olá, Larissa!
    Adorei a receita! Só queria saber quando você tinge os cupcakes, se antes ou depois de colocar o fermento na massa. Grata.

    Responder
  13. Camila. Fernanda

    Boa noite Larissa!
    Toda vez que faço cupcake ele fica desgrudando da forminha de papel. Acontece isso com os seus? Como eu faço pra eles ficarem aderidos no papel?
    Obrigada
    Camila. Fernanda

    Responder
    • Olá Camila!

      Assim, todas as receitas que eu fiz grudam na forminha de papel. Mas sinceramente isso não é algo interessante. Acredito que muito melhor é quando o bolo sai da forminha de papel por inteiro porque aí você não perde massa.
      Aqui no blog tem todas as receitas que eu já fiz e costumo fazer, elas podem te ajudar.

      Beijinhos…

      Responder
  14. Paloma

    Vc assa os cupcakes ja nas forminhas? Elas são de papel??

    Responder
  15. Camila Fernanda

    Asso nas forminhas de papel direto! O papel hidrata e fica soltando do cupcake!

    Responder

Escreva um Comentário